Assim como a expectativa de vida, o tempo de atuação do brasileiro no mercado de trabalho está aumentando. Conforme levantamento da consultoria PwC, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 57% da população brasileira em idade ativa será composta por pessoas com mais de 45 anos até 2040.
Atualmente, de acordo com a pesquisa, cerca de 25% da força de trabalho brasileira é composta por essa faixa etária. O número deve, portanto, mais que dobrar em 27 anos.
Em Caxias, o percentual atual já é bem superior aos dados nacionais. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem na cidade cerca de 73 mil pessoas com mais de 45 anos e com condições de atividade economicamente ativa.
O número, que faz parte do último Censo, corresponde a quase 40% da força de trabalho do município, composta por aproximadamente 186 mil trabalhadores. O mercado de trabalho caxiense, que já conta com expressiva mão de obra experiente, deve, portanto, envelhecer ainda mais nas próximas décadas.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta sexta-feira.