Embora o desempenho econômico de Caxias do Sul em abril tenha apresentado queda de 0,2% em relação a março, os indicadores gerais do mês são dignos de comemoração. Isso porque, em relação a abril do ano passado, a economia da cidade cresceu 7,8%. Os números foram divulgados na tarde desta quinta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).
A indústria segue sendo o setor que mais está impulsionando a recuperação da economia caxiense. Em abril, o setor cresceu 0,8% em relação a março e expressivos 13% em comparação a abril do ano passado.
- Estamos passando, nos últimos meses, por um movimento típico de uma possível reversão de tendências negativas e a indústria está sendo, sem dúvidas, o principal fator de melhoria das atividades econômicas - acredita Mauro Corsetti, diretor do Departamento de Economia, Finanças e Estatística da CIC.
O comércio, em abril, ficou tecnicamente empatado com março, crescendo 0,1%. Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL, ressalta que, embora pequeno, o índice foi extremamente positivo para o setor.
- O fato de não termos fechado negativo em um mês sem datas festivas, já que a Páscoa foi em março nesse ano, e de termos superado abril passado em 4,2% - sendo que em 2012 contávamos com essa comemoração, foi bem animador - destaca Maria Carolina.
Apesar dos bons números de abril, o acumulado dos últimos 12 meses ainda apresenta queda de 3,6%. Corsetti acredita que, até o final do ano, esse índice deve empatar ou apresentar crescimento de até 3%.