As reivindicações dos metalúrgicos, principal classe trabalhadora de Caxias, foram entregues para representantes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) na manhã desta segunda-feira. O Sindicato dos Metalúrgicos propõe um reajuste salarial de 14%. Além disso, a pauta de negociação conta com 71 cláusulas sociais como a redução da jornada de trabalho, a inclusão do vale-cultura e a elevação do piso da categoria para R$ 1.270.
O presidente do Simecs, Getulio Fonseca, destaca que a pauta da classe empresarial será entregue aos trabalhadores nos próximos dias. Também em breve os representantes das duas entidades irão definir as datas das três reuniões de negociação que devem ocorrer no próximo mês.
No encontro desta segunda-feira, as duas entidades manifestaram disposição em buscar um acordo. A data-base do dissídio da categoria é 1º de junho e atende os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Nova Roma do Sul.