Quando Sergio Luiz Andreis, 58 anos, saiu do distrito de Vila Oliva para começar a trabalhar na Marcopolo, a empresa tinha cerca de 400 funcionários e fazia, em média, três ônibus por mês. Agora, 38 anos depois, o recebedor e expeditor de veículos tem cerca de 22 mil colegas em mais de 10 países que produzem pelo menos 100 ônibus por dia.
- Quando eu vim pra Marcopolo a economia da cidade era ainda mais voltada ao setor de móveis e à indústria madeireira. Não dá nem pra dizer que a indústria foi evoluindo do dia pra noite, porque parece que foi mais rápido ainda que isso - conta Andreis.
Além dos avanços tecnológicos, Andreis viu, durante as quase quatro décadas de trabalho, progressos significativos para a classe metalúrgica como as conquistas sociais e a valorização da categoria.
Distribuídos em cerca de três mil empresas, os metalúrgicos representam quase a metade da força de trabalho da cidade. Dizer, portanto, que o Dia do Trabalho na cidade é praticamente sinônimo de Dia do Metalúrgico não é nenhum exagero.
Nesse dia festivo, depois de um 2012 desacelerado, o principal motor econômico caxiense da cidade tem o que comemorar. Se no ano passado, segundo dados do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), o setor recuou 10,28%, a cidade que ocupa o posto de segundo maior polo metalmecânico do país - perdendo apenas para o ABC paulista, já apresenta melhora de 3,5% conforme levantamento dos dois primeiros meses do ano.
- Estamos em um momento de franca recuperação. A maioria das empresas está com um bom número de encomendas, o que indica uma retomada - explica Getulio Fonseca, presidente do Simecs.
Para comemorar o dia festivo, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, juntamente com a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e com o Sindicato dos Comerciários realizam uma festa nos Pavilhões a partir das 13h30min (confira abaixo). O Ato Show do Dia do Trabalhador tem apoio da prefeitura e ocorre desde 2008.
ATO SHOW DO DIA DO TRABALHADOR
:: O que: shows de Gian & Giovani (com participação de Tuta Guedes), Maskavo, GDÓ do Forró, Brilha Som, Vitor Hugo & Samuel e Juliano Moreira.
:: Quando: nesta quarta, a partir das 13h30min
:: Onde: nos Pavilhões da Festa da Uva
:: Quanto: o estacionamento e a entrada são gratuitos. Hoje também há passe livre no transporte coletivo urbano.
:: Apoio: diversas secretarias e autarquias municipais estão envolvidas na programação. Destaque para o Samae, que distribuirá água com o caminhão-pipa, e para a Smel, que vai disponibilizar brincadeiras para as crianças, como camas elásticas, jogos gigantes e o Ônibus Brincalhão.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quarta-feira.