A RGE, empresa do grupo CPFL Energia, inaugura seu novo centro de distribuição logística em Caxias, que foi apresentado na manhã desta quinta-feira, em café da manhã à imprensa e a convidados. A novidade decorre de parceria firmada entre a distribuidora de energia elétrica e a DHL Supply Chain, líder global no setor de logística.
A planta de 6,5 mil m², utilizando pavilhão da antiga Enxuta, no bairro Desvio Rizzo, armazenará materiais usados na manutenção e ampliação da rede elétrica em todos os municípios gaúchos atendidos pela RGE, o que representa 51% das cidades do RS.
A parceria permitirá à RGE ampliar o atendimento à demanda gerada pela expansão de clientes, que chegaram a 1,35 milhões em 2012, 3% a mais do que em 2011.
- Esse aumento reflete-se diretamente em uma maior demanda por energia, também ocasionada pelo desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado - explica o diretor-presidente da RGE, Luís Henrique Ferreira Pinto.
Eficiência operacional e ganhos de escala são os benefícios propiciados pelo centro logístico, que receberá materiais de 120 fornecedores, com distribuição em 63 pontos na área de concessão da distribuidora, com plano especial para contingências.
A planta armazenará transformadores, medidores de energia, cabos e fios elétricos, eletroferragens, além de uniformes, equipamentos de segurança e todo o ferramental utilizado pelos eletricistas da RGE. A entrega desses materiais é centralizada para permitir um controle total do fluxo dos itens fornecidos. No local, há um rígido controle de qualidade dos produtos, em busca de defeitos de fabricação e funcionamento, antes da expedição. Com a unidade, a capacidade de armazenagem da empresa será ampliada em 20%.
- A CPFL compra todo o material necessário e ele é entregue nos centros de distribuição da DHL. Esse material fica armazenado e, quando há uma solicitação, fazemos a separação e a entrega até o ponto em que foi solicitado - explica Nelson Filippe, diretor de operações da DHL Supply Chain.
A saber: o centro de distribuição terá 3,2 mil itens em estoque, equivalentes a R$ 20 milhões, e receberá e expedirá 950 toneladas de materiais ao mês.
Logística
RGE apresenta novo centro de distribuição em Caxias
Planta armazenará materiais usados na manutenção e ampliação da rede elétrica em todos os municípios atendidos pela RGE
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project