Eletricitários vinculados à RGE paralisaram as atividades por cerca de uma hora no começo da manhã de quarta, na sede da companhia, em Caxias.
A mobilização-relâmpago, que começou às 8h e foi encabeçada pelo Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), busca sensibilizar a diretoria da empresa das reivindicações da categoria. Os funcionários querem rever pontos do acordo coletivo de trabalho 2012/2014, entre eles o plano de cargos e salários.
A RGE ofereceu reajuste salarial de 6%, enquanto o Senergisul reivindica 10% de ganho real, mais a inflação.
- A paralisação foi para demonstrar nosso descontentamento. É um alerta geral para a empresa rever suas posições, eles estão praticando salários muito baixos e há um descontentamento geral da categoria - explica um dos diretores do Senergisul, que prefere não se identificar.
Nesta quinta, a RGE e o sindicato tem uma reunião em Porto Alegre, às 10h, para conversar sobre a paralisação e discutir cláusulas do acordo coletivo. A direção do sindicato quer esperar o resultado do encontro para definir se convocará os funcionários para uma nova parada.
Por meio de nota, a RGE diz estranhar a manifestação do Senergisul.
"Embora a empresa tenha apresentado sua proposta, jamais encerrou o diálogo com a entidade representante dos eletricistas", salienta o texto, reiterando que nas negociações coletivas sempre houve acordo entre as partes e a empresa espera que isso também ocorra neste ano.
Manifestação
Sindicato e funcionários da RGE querem negociar reajuste oferecido pela empresa
Na manhã desta quarta-feira, funcionários acompanharam manifestação do sindicato
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: