Na contramão de boa parte dos brasileiros, que sofre com o endividamento e com o pagamento de juros, há quem consiga viver equilibrado financeiramente. São pessoas comuns, com ganhos dentro da média e que conseguem equacionar lazer, compromissos e ainda economizar um pouco.
No apartamento do casal de Caxias do Sul Ivo Germano Zandomeneghi e Anna Maria Panarotti Zandomeneghi, ambos com 82 anos, quem organiza a vida financeira do casal é o marido. Ivo aprendeu desde cedo, com o pai, a não dar o passo maior do que a perna, e por isso sempre viveu dentro dos limites financeiros da família. Mesmo assim, hoje tem imóvel e carro próprio, vai à praia todos os anos e viaja periodicamente para o Exterior.
- Não adianta ter dinheiro na poupança rendendo pouco ao ano e pagar juro de 10% ou mais. É um contrassenso muito grande. Procuro pagar à vista sempre que possível - explica.
Aposentado, Ivo não tem muito interesse pela economia no geral, porém está sempre de olho no câmbio, por conta das viagens que costuma fazer com a mulher. Como hobby, ele trabalha com a parte mecânica de carros antigos, o que também traz rendimentos esporádicos para a família.
- Não é renda fixa, então gasto o necessário e guardo o resto - explica.
Prestes a completa 60 anos de casamento, Anna conta que o marido sempre lidou bem com o dinheiro, e nunca deixou faltar nada para a família. Se sobra alguma quantia no mês, vai para a poupança, mas sempre de maneira equilibrada.
- Sempre compro o que preciso, mas sem esbanjar - explica Anna.
- Não sou pão duro, só gosto de saber onde foi o dinheiro - complementa Ivo, aos risos.
O controle financeiro da família é feito de cabeça, sem o auxílio de planilhas ou anotações. Ivo acompanha e organiza os gastos diários, desde o supermercado até compras maiores.
- Só parcelo se for sem juro. No cartão de crédito sempre pago a fatura cheia, nunca o mínimo. Fico controlando - conta.
Organizado financeiramente, Ivo e a esposa conseguem viver em equilíbrio financeiro, sem deixar de lado o lazer.
- Da vida não se leva nada, tem que aproveitar, mas sempre dentro do possível - complementa Ivo.
Leia mais sobre educação financeira no Pioneiro desta sexa-feira.
Educação financeira
Casal de Caxias do Sul aposta no controle financeiro para realizar sonhos
Aposentados conseguem aliar lazer, compromissos e viagens sem comprometer o orçamento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: