Esta segunda-feira é o último dia para entregar a declaração do imposto de renda. Pela internet, as declarações devem ser enviadas até as 23h59min. Os que forem entregar a declaração em disquete devem observar o horário de expediente bancário. Quem não entregar a declaração no prazo está sujeito ao pagamento de multa a partir de R$ 165,74 até o máximo de 20% o valor total do imposto devido.
Até sexta-feira, dado mais recente, a Receita Federal havia recebido 19,3 milhões de declarações do imposto de renda no Brasil, ou 77,2% do total esperado, que é de 25 milhões. No Rio Grande do Sul, o número de declarações entregues chegou a 1,44 milhão na sexta, de um total de 1,9 milhão de gaúchos que devem declarar. Precisa acertar as contas com a Receita Federal quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15 no ano passado, de modo geral. Há ainda outras situações de contribuintes que devem declarar, como quem vendeu bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas, por exemplo.
A dica é não perder o prazo, mesmo se o contribuinte ainda tiver dúvidas quanto ao preenchimento. Evitar erros seria o ideal, mas faltando apenas um dia para a data final de entrega, a própria Receita aconselha a enviar o formulário e, se for necessário, corrigir mais tarde, para evitar a multa pelo atraso.
Seu bolso
Hoje é o último dia para entregar a declaração do imposto de renda
Pela internet, as declarações devem ser enviadas até as 23h59min
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: