Embora algumas medidas do governo tenham restringido um pouco as condições de crédito desde o final do ano passado, as vendas de automóveis seguem em alta na cidade.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) registrou 9.399 novos emplacamentos (entre automóveis, motocicletas e caminhões) em Caxias de janeiro a junho desse ano.
No mesmo período do ano passado, 8.191 emplacamentos foram realizados em Centros de Registros de Veículos (CRVAs) da cidade, o que corresponde a aumento de 14,7%.
Eduardo Martins, gerente comercial da Sulpeças, concessionária da Fiat na cidade, confirma que no primeiro semestre desse ano foram comercializados mais automóveis que no mesmo período de 2010. Ele ressalta ainda que o número de financiamentos não baixou.
- Esperávamos que as medidas do governo fizessem as vendas baixar um pouco, mas seguimos com o mesmo índice de financiamentos - conta.
As medidas de restrição de crédito podem ter, inclusive, ajudado as concessionárias. Analine Oro, supervisora de vendas da Panambra, concessionária da Volkswagen, lembra que em 2009, ano bastante gente decidiu comprar carros novos devido a redução do IPI, o mercado de automóveis usados e semi-novos estagnou.
Já nesse ano, com as opções de crédito mais restritas, a parcela da população que não pode bancar certos financiamentos acabou migrando novamente para os carros usados.
Leia mais sobre o assunto na edição impressa do Pioneiro desta quinta-feira.
Economia
9,4 mil novos veículos já entraram em circulação nesse ano em Caxias do Sul
Emplacamentos aumentaram 14,7% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: