A pouco menos de seis meses para o início da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresentou, na manhã desta segunda-feira, alguns detalhes do evento, programado para ocorrer de 29 de setembro a 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri, no Centro. Com o tema Ler para Ser, a Feira contará com 45 livreiros, distribuídos no centro e nas laterais da praça, além de salas para sessões de autógrafos, espaços de leitura, um café e dois palcos para apresentações temáticas.
Veja mais imagens da estrutura:
Uma das principais novidades deste ano é a integração do chafariz ao projeto, elaborado pelos arquitetos da Secretaria do Planejamento Tiago Marcon e João Henrique Ramos. Em edições anteriores, a fonte era coberta por um tablado, que chegou a abrigar o café e o leiturário. Inaugurado em 1937 e reinaugurado em 22 de dezembro de 2017, neste ano o chafariz permanecerá aparente, já que não haverá bancas em seu entorno.
Outra mudança para a Feira de 2018 é a transferência da área infantojuvenil para a alameda da Rua Marquês do Herval. Será a primeira vez que esse trecho da praça fará parte do evento. Em anos anteriores, o espaço destinado a crianças e adolescentes ficava na calçada da Dr. Montaury, em frente à Casa da Cultura.
A 34ª Feira do Livro terá ainda dois lounges junto aos bustos de Dante Alighieri e Júlio de Castilhos. As áreas foram criadas com o objetivo de proporcionar aos visitantes espaços de leitura. Durante os 17 dias de programação, a Av. Júlio de Castilhos será parcialmente fechada entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury para receber ônibus de escolas. Outros atrativos são as áreas do Sesc e do Sesi, em frente à Catedral Diocesana, na Rua Sinimbu.
As alterações, segundo a diretora do Departamento do Livro e da Leitura e da SMC, Maria Cristina Tiburi Pisoni, foram pensadas para melhorar o fluxo dos visitantes:
— Precisávamos dar uma cara nova, um novo ar, uma nova circulação para a Feira.
Com exceção do chafariz, toda a área de circulação da Feira será coberta com estruturas em lona. O trânsito de veículos na Dr. Montaury não será bloqueado, mas fiscais de trânsito auxiliarão os pedestres na travessia até a Casa da Cultura, onde também haverá atividades como bate-papos com escritores.
Além de divulgar detalhes da estrutura do evento, a coletiva de imprensa desta segunda-feira também apresentou oficialmente as homenageadas desta edição: a patrona, Rejane Romani Rech, e a amiga do livro, Magda Torresini.
Em 2017, 230 mil pessoas visitaram a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A expectativa para este ano é superar o número em pelo menos 10%.