Historicamente, a área da música é a mais procurada e a que mais aprova projetos do Financiarte. A grande demanda por si só já demonstra que a produção autoral pulsa numa cidade repleta de compositores, instrumentistas e afins. Seja com financiamento público ou de forma independente, fato é que muitos bons discos são concebidos anualmente, e são eles as principais estrelas do Prêmio da Música da Serra Gaúcha. A iniciativa, também viabilizada pelo Financiarte, ganha primeira edição no dia 21 de julho, no UCS Teatro. As inscrições abrem neste domingo.
- Nossa música é muito autossuficiente, nada sai e nada entra - revela o diretor do projeto, Ricardo Tonet Dini, ao completar:
- Caxias nunca lançou ninguém no mainstream nacional. Talvez falte reconhecimento ou pelo menos uma referência local.
O prêmio foi pensado para seguir moldes parecidos com os do Açorianos, concedido pela prefeitura de Porto Alegre. As categorias que entregarão troféus são as seguintes: álbum de música regional (nativista/gaúcha/sertaneja), álbum de rock (rock/blues/punk/metal), álbum de pop (pop/reggae/soul/funk), álbum de rap, álbum de MPB (MPB/samba/pagode), álbum instrumental, melhor álbum do ano, melhor instrumentista, melhor vocalista/intérprete, melhor produtor musical, melhor projeto gráfico, artista/banda revelação do ano e homenageado(a) do ano. Podem se inscrever trabalhos produzidos entre 2013 e 2015.
- Queremos que na premiação as pessoas se encantem e consumam aqueles artistas. Esse trabalho ainda não é muito feito aqui, é uma questão de mercado. Qualidade não falta, talvez falte essa distinção, esse destaque - comenta Dini.
A comissão julgadora será formada por cinco profissionais, entre jornalistas, professores de música e produtores. Eles vão julgar os trabalhos inscritos sob critérios como qualidade técnica, consistência das composições, relevância do produto no momento atual, capacidades estéticas, etc. Os selecionados serão divulgados no fim de abril. Trabalhos lançados em 45 municípios da Serra podem participar.
- Vamos formar uma comissão regional de divulgação. Falaremos com um expoente da música de cada cidade para indicar o prêmio às bandas locais. Vai ser muito bom para a integração - explica Dini.
O Prêmio da Música da Serra Gaúcha tem direção artística de Leandro Daros, que já colocou em prática a ideia de premiar talentos das artes locais no CineSerra (focado às produções audiovisuais). As intenções entre os projetos são parecidas, fortalecer a cena, reconhecer talentos e, claro, abrir as portas desses artistas ao resto do Estado e do Brasil.
- Se o pessoal das bandas competir entre si para fazer um trabalho melhor (visando o prêmio), então a música sai ganhando. Quem participa só tende a ganhar, só ao ser indicado já é uma exposição - justifica Dini.
PARTICIPE
:: Inscrições: ficam abertas de 20 de março até 20 de abril, pelo site www.pmsgoficial.com.br
:: Informações: no site do projeto www.pmsgoficial.com.br ou em www.facebook.com/pmsgoficial
Primeira edição
Prêmio da Música da Serra Gaúcha abre inscrições neste domingo
Vencedores serão conhecidos no dia 21 de julho
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: