Um enorme tigre de Bengala, um menino, ambos em um bote perdido no mar imenso, sol e chuva, fome e medo. Eis os ingredientes da As Aventuras de Pi, de Ang Lee, adaptado de um livro de Yann Martel, aqui publicado pela Nova Fronteira. A história, que estreia nas telas nesta sexta, é relatada por Pi já na meia-idade (Irrfan Khan) a um jornalista em busca de uma narrativa que o faça acreditar em Deus. A aventura é a do próprio Pi Patel, filho de um dono de zoológico na Índia. Pi na verdade se chama Piscine Patel, mas prefere ser confundido com a letra grega Pi.
A outra estreia é O Impossível. Oito anos depois do devastador tsunami que matou 230 mil pessoas, os atores britânicos Ewan McGregor e Naomi Watts estrelam o filme que reconta a tragédia pelos olhos de uma família de turistas que vivenciou o horror da onda gigantesca.
Mas Juan Antonio Bayona, o diretor espanhol de O Impossível, insiste que o filme - que começa com uma espetacular recriação do assustador paredão de água que atingiu um resort à beira-mar - está longe de ser o típico filme-catástrofe.
Baseado na história real de uma família espanhola e filmado no sul do país, McGregor e Watts interpretam um casal de férias com seus filhos na Tailândia, separados quando o tsunami atingiu a região.
Após a chegada do tsunami, que separou a família, a mãe ficou com o filho mais velho, enquanto o pai, interpretado por McGregor, conseguiu salvar os dois filhos mais novos. O filme retrata a luta pela sobrevivência em meio ao caos causado pela onda, de hotéis devastados e de um hospital superlotado.
Cinema
'As Aventuras de Pi' e 'O Impossível' são as estreias da semana
Filmes entram em cartaz nesta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project