A aquarela entregue ao presidente Jair Bolsonaro, durante visita da comitiva da Festa da Uva a Brasília, na terça (7), retrata dois elementos bem comuns das paisagens do interior serrano: cerração e araucárias. A obra é assinada pelo caxiense Antonio Giacomin e foi escolhida em parceria com a vice-presidente da Festa da Uva, Sandra Randon, que esteve na galeria do artista dias antes.
Na dedicatória endereçada a Bolsonaro, Giacomin escreveu: "Este é um olhar poético da nossa Serra Gaúcha, com seu passado ainda presente".
— Independente da pessoa política, é a nossa imagem que vai pra lá. Me sinto honrado e feliz, porque a obra traz uma paisagem bem nossa, dá alma ao que temos tão perto, no nosso interior. Mandamos o que a gente tinha de melhor — comentou o artista.
A tela foi adquirida pela Festa da Uva, também com o objetivo de prestigiar o artista que já foi parceiro da organização em outro momentos, como quando cedeu imagens de suas obras para uso nos aventais das candidatas ao concurso de soberanas.