Se Rafael Dambros sofreu ameaças quando apresentou a exposição Santificados em Caxias – no final do ano passado, na Câmara de Vereadores –, a repercussão ganhou novas proporções agora que as obras estão disponíveis na Capital, no Espaço 900. Dambros conta que está surpreso com a quantidade de xingamentos que tem recebido via redes sociais e email. Ao mesmo tempo, muitos espectadores também estão mandando mensagens de apoio e solidariedade à mostra.
Leia mais:
Exposição que gerou polêmica em Caxias chega a Porto Alegre
3por4: Exposição de Rafael Dambros já é umas das mais vistas da Câmara de Caxias
Prefeitura de Caxias proíbe visitação de escolas à Câmara de Vereadores por conta de exposição com nudez
– Os ataques que tenho sofrido vêm de um grupo de pessoas específico, com palavreado chulo, menosprezando meu trabalho e me ameaçando de ir para o inferno e de ser criminoso. O artista se tornou um marginal pela ignorância dessas pessoas – lamenta Dambros, que pintou releituras de santos da Igreja Católica a partir de intensas pesquisas iconográficas.
O artista chegou a compartilhar em suas redes pessoais alguns recados violentos que recebeu recentemente, onde pessoas o acusam com adjetivos como criminoso, aberração e lixo. O youtuber Bernardo Küster também divulgou um vídeo (já com mais de 100 mil acessos) atacando o artista e apresentando Santificados da seguinte forma: “depois do horror do QueerMuseum, agora a exposição Santificados, em Porto Alegre, oferece coisas até piores”.
– Estão desrespeitando todos nós com informações mentirosas e distorcidas – aponta Dambros.
Santificados fica em cartaz até 20 de fevereiro no Espaço 900. Em Caxias, a comunidade cultural se uniu em torno da defesa da mostra, unindo-se ao artista até mesmo como “vigias” na Câmara para garantir a segurança das obras. Torcemos para que a repercussão estadual, mesmo a negativa, acabe gerando debate e reflexão, como aconteceu por aqui.