O ano virou com notícia bem boa para o bento-gonçalvense Francisco Dalcol. Atualmente radicado em Porto Alegre, o jornalista foi anunciado como o novo diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), uma das instituições culturais mais importantes do Estado. Chico, como é conhecido, atua como jornalista cultural desde 2002 e já esteve em veículos como Diário de Santa Maria e Zero Hora. Conquistando espaço como setorista de artes visuais e crítico, o profissional buscou ainda o suporte acadêmico de um mestrado e de um doutorado (realizado parte no Brasil, parte em Portugal), caminho que acaba culminando agora com o desafio de estar à frente do Margs e de sua coleção com cerca de 3,6 mil mil obras de arte. O acervo, aliás, promete ser um dos focos de Chico na nova função.
– Estou ainda tomando pé das coisas, são muitos núcleos, conservação, restauração, guarda de obras... Mas acredito que o acervo mereça atenção especial, justamente porque um museu só é considerado museu por conta de seu acervo, de seu patrimônio. São muitas obras significativas no Margs e meu trabalho como diretor e curador do museu vai tentar fazer com que elas apareçam mais, pensando modos e políticas de exibição –adianta ele.
Ações educativas que possam desvendar o mundo da arte e seus códigos para os diversos públicos que frequentam o Margs será outro desafio para Chico. A direção do Margs é cargo indicado pela atual secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo.