Caxias do Sul está ganhando um novo espaço cultural, cantinho onde se respira ao ritmo da poesia, se cria com a suavidade do toque artesanal, e se come com a certeza de que é preciso aproveitar cada segundo ao lado de pessoas especiais. Mais ou menos assim é a Casa do Caramujo, mistura de atelier de cerâmica com ponto de encontro para oficinas, exposições, leituras e outras ações que o coração encabeçar.
Quem comanda tudo por lá são as escritoras Adriana Antunes e Ana Júlia Poletto. A dupla, inclusive, elaborou um manifesto para acompanhar o conceito da Casa do Caramujo. “Nesse mundo de velocidades e metas, respeitar o seu tempo, habitar o seu próprio espaço, é um desafio e uma aventura. Não se trata de sermos lentos. É sobre aceitarmos nossos ritmos e nossa forma de ser. Aceitar o fluxo natural das coisas nos permite sair do ciclo de produção em série, de busca pela perfeição, da rapidez dos atos, para cuidar do cultivo de si como prática de liberdade e respeito à nossa verdilência: o que é verde e lento”.
A abertura oficial desse lugar repleto de almas leves ocorre neste sábado (1º), das 13h às 19h. Por lá vão rolar comidinhas, chimarrão, poesia, bazar de Natal e até a possibilidade de colocar as mãos no barro para criar. A Casa do Caramujo está localizada numa aconchegante pipa na Rua Oswaldo Dias, 67, bairro Nossa Senhora da Saúde.