A noite desta quinta-feira (18) é solene para a UCS. Primeiro, porque a universidade celebra 30 anos do curso de Jornalismo. Nesse período, a entidade formou 730 jornalistas, entre eles, o repórter que tece estas trôpegas linhas. Haverá, inclusive, recepção aos alunos e ex-alunos, professores e gestores da UCS, a partir das 19h, no Bloco J, com coquetel. É boca livre, mas, por favor, com elegância, né galera.
É também solene, porque a UCS convidou a multipremiada jornalista Eliane Brum para palestrar logo na sequência do evento. O tema é sugestivo e não carece de spoiler: "Jornalismo em Tempos de Guerra Climática". Lembrando que a palestra é virtual, mas pode ser conferida, a partir das 19h40min, na sala SESCOM, também do bloco J. A escolha de Eliane é assim definida pelo coordenador do curso, o professor Jacob Hoffmann:
— Sua prática jornalística tem uma trajetória que se destaca pela humanização na abordagem presente em suas matérias.
O livro mais recente da jornalista é Banzeiro Òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, lançado em 2021. A obra viaja pelo mundo amazônico, vindo em defesa da grande floresta tropical que hoje Eliane Brum chama de casa. O livro foi um dos ganhadores do 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na Categoria Grande Reportagem. E também por conta desta obra que ela é finalista do Prêmio Intelectual do Ano - Troféu Juca Pato de 2022, ao lado de Fernando Morais, Laurentino Gomes, Marina Colasanti e Padre Júlio Lancellotti.
Quem quiser conferir a palestra precisa se inscrever neste link.
Programe-se
O quê: "Jornalismo em Tempos de Guerra Climática", palestra de Eliane Brum em homenagem aos 30 anos de curso de Jornalismo da UCS.
Quando: Quinta-feira (18), às 19h40min. Mais cedo, a partir das 19h, haverá coquetel de confraternização.
Onde: Bloco J- sala SESCOM.
Transmissão virtual: Quem não puder acopanhar a palestra na UCS, poderá assistir pelo YouTube (link: Jornalismo em tempos de guerra climática).