
Se dependesse apenas da avaliação do primeiro mês de 2020, a economia caxiense terminaria o ano em alta. Pelo menos era a expectativa não só dos empresários, mas podia ser dimensionada em dados estatísticos.
Segundo o relatório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, o desempenho da economia no mês de janeiro de 2020 subiu 2,3% se comparado a dezembro de 2019. O resultado foi salvo pela indústria, que cresceu 11,2%. O comércio, porém, puxou o declínio (-10,5%) logo após o mês das vendas de Natal, seguido por serviços (-6,3%). Era mês de férias. Ao se comparar janeiro de 2020 com janeiro de 2019, em que se elimina a sazonalidade, os serviços e a indústria avançaram 9,6% e o comércio, 0,2%.
Janeiro foi muito bom
— O mês de janeiro foi muito bom, principalmente em relação a 2019. Em números, era um indicativo de que 2020 poderia ser um ano bom para a economia em Caxias — revela Maria Carolina Rosa Gullo, diretora de Economia e Finanças e Estatística da CIC.
Na avaliação da economista, essa parada da indústria por causa do avanço da covid-19 não vem em um bom momento.
— É uma lástima, pelo que estamos vendo (a partir dos dados de janeiro, antes da coronavírus), não seria um ano ruim. As empresas que tiveram de parar agora tinham carteira de pedido. Não era o ideal paralisarem — observa.
Gullo diz que ainda é cedo para uma avaliação dos impactos econômicos decorrentes dessa pandemia.