Como é comum que os estoques dos bancos de sangue reduzam no fim de ano, o Hemocentro de Passo Fundo e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) alertam para necessidade constante de doações. O objetivo é manter os estoques abastecidos, visto que os acidentes nas estradas e pedidos de urgência ampliam a demanda por transfusões em todo o país.
Nas duas instituições de Passo Fundo, a necessidade é maior para os sangues negativos de todos os tipos, em especial ao O-, que é doador universal. Neste ano, ambos estão com estoque estável, devido a campanhas realizadas ao longo do ano.
— Normalmente a partir de 15 de dezembro até o pós-carnaval há uma redução nos estoques de sangue e a demanda aumenta consideravelmente devido a movimentação das estradas. Aqui, trabalhamos para que a doação aconteça antes de sair de férias e de forma voluntária e regular — explica a diretora do Hemocentro, Claudete Mistura Doro.
A demanda maior pelo sangue negativo de todos os tipos se dá pela compatibilidade com pacientes positivos ou negativos, do mesmo grupo.
— A captação de doações sempre é permanente, mas nesse período a demanda é maior. Todos os tipos são importantes, mas os negativos demandam mais — avalia a médica hematologista do HSVP, Daiane Weber.
Como e onde doar em Passo Fundo
No Hemocentro, as doações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min. Os agendamentos podem ser realizados pelo site ou pelo número (54) 3311-5555.
No HSVP, o serviço de hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento. É preciso acessar pelo prédio da radioterapia, na Rua Quinze de Novembro, nº 485, no 5º andar. Agendamentos e demais informações podem ser contatadas pelo telefone (54) 3316-4087.
Condições básicas para doação de sangue
- Estar alimentado, e ter tido uma boa noite de sono
- Pesar no mínimo 50kg
- Ter idade entre 16 e 69 anos
- Apresentar documento de identificação oficial com foto
Intervalo entre doações
- Homens podem doar a cada 60 dias, até quatro doações em 12 meses
- Mulheres podem doar a cada 90 dias, até três doações em 12 meses