Por Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro
A vida de uma pessoa septuagenária é repleta de aprendizados. Quem chega aos 70 não só acumulou idade — mas, principalmente, ganhou maturidade e sabedoria. Aprendeu a se adaptar diante das transformações e adversidades que se apresentaram ao longo dessa trajetória. E, sobretudo, passou a encarar a vida com ainda mais força, trabalho e leveza.
A metáfora vale também para instituições como a Feira do Livro de Porto Alegre. Esse verdadeiro patrimônio cultural da cidade e de todo o Rio Grande do Sul completa sete décadas ininterruptas de realizações. Sem perder sua verdadeira essência, a partir de hoje até 20 de novembro, ocupa a Praça da Alfândega com mais de mil atividades culturais.
Haja história para contar: passamos por crises econômicas, mudanças tecnológicas, revoluções culturais, pandemia e a recente enchente que tomou de águas a praça
A história desses 70 anos será contada no Almanaque Feira do Livro, lançado no primeiro sábado do evento. A obra, do jornalista Rafael Guimaraens, é um passeio pelo Estado e pelo mundo a partir dos fatos que marcaram cada edição da Feira do Livro. A propósito, haja história para contar: passamos por crises econômicas, mudanças tecnológicas, revoluções culturais, pandemia e a recente enchente que tomou de águas a praça.
A resistência da feira é uma prova de fortalecimento nos momentos mais desafiadores — ainda mais tendo a consciência do poder transformador da leitura. Por isso, mesmo quando pensamos que não seria possível, não desistimos. Mais uma vez, em um esforço coletivo dos membros da Câmara Rio-Grandense do Livro, lutamos por apoio financeiro, por incentivos e, desta vez, com um objetivo ainda maior: ajudar o setor livreiro a se reerguer.
E vocês, leitores, têm um papel ainda mais importante: apoiar as bancas e participar das atividades. Afinal, 70 anos é muito tempo, mas ainda estamos no começo dessa história. Que tenhamos resiliência e sabedoria para manter vivo o fundamental hábito da leitura — e que a Feira do Livro de Porto Alegre complete muitos e muitos anos a mais!