Por Fernando Goldsztein, fundador do The Medulloblastoma Initiative e conselheiro da Children’s National Foundation
Vivemos num mundo cada vez mais polarizado. Quase todos os temas se transformam em inflamadas discussões, especialmente nas redes sociais: intervenção estatal versus liberdade econômica; mudanças climáticas; questões de gênero e sexualidade; política identitária, e por aí vai. Parece mesmo que nada pode ser consenso. Entretanto, por incrível que pareça, existe algo que é unânime entre republicanos e democratas, entre russos e ucranianos e até seria entre gregos e troianos.
Trata-se do drama a que somos submetidos ao tentar cancelar assinaturas. Seja de serviços de streaming, de telefonia ou internet, de aplicativos e jogos com renovação automática, entre outros. Somos inundados de ofertas grátis em nossos smartphones, mas que logo começam a ser cobradas, tornando um inferno o seu cancelamento. Que atire a primeira pedra quem nunca padeceu — ou padece — tentando cancelar uma assinatura.
Foi com alegria que li a recente notícia de que, nos Estados Unidos, o Federal Trade Commission (FTC ) tornou obrigatório que todos os serviços de assinatura tenham o cancelamento simplificado
Lembro-me de um dia numa livraria da Amazon. Sim, a Amazon, que é a antítese das livrarias físicas, chegou a ter a sua rede de livrarias nos EUA. Gostava de frequentar a loja de Washington D.C. Eles selecionavam os livros mais vendidos online, e era tudo muito organizado. Impecável.
Neste dia, me ofereceram uma assinatura grátis do Audible — o aplicativo da Amazon para escutar livros. Ocorre que a gratuidade era de 30 dias. Quando vi a cobrança tentei cancelar, mas foi impossível. Fui então até a livraria pedir ajuda. Acredite se quiser, mas os funcionários da loja da Amazon não conseguiam fazer o cancelamento da minha assinatura de um aplicativo da própria Amazon. Somente o quinto funcionário que tentou (o quinto!), finalmente conseguiu. Ufa!
Por tudo isso, foi com alegria que li a recente notícia de que, nos Estados Unidos, o Federal Trade Commission (FTC ) tornou obrigatório que todos os serviços de assinatura tenham o cancelamento simplificado. A ordem é que processo de saída seja tão simples como o de entrada. Esperemos que esta nova regulação do FTC influencie os órgãos reguladores brasileiros. Afinal, o tema causa aborrecimento, perda de tempo e energia, e prejuízo financeiro para os consumidores. Este fato ninguém pode negar — é uma unanimidade.