Por Darcí Reali, sócio e diretor do Instituto de Estudos Municipais (IEM)
Nossos futuros agentes públicos estão preparados para fazer frente aos desafios? Dados disponibilizados pelo TSE sobre o perfil dos candidatos às eleições municipais de 2024 apontaram redução de 19% no número de candidaturas em todo o Brasil, além da grande disparidade entre homens (66%) e mulheres (34%).
Quanto ao grau de instrução, Porto Alegre foi um caso à parte: 51,8% de candidatos com Ensino Superior completo, fato que não reflete a realidade gaúcha. Conforme o TSE, 34,8% dos candidatos gaúchos concluíram o Ensino Médio, 28,4% têm graduação completa e outros 13,5% com Ensino Fundamental incompleto.
Acreditamos que a educação inclusiva, aliada a conhecimentos técnicos e de qualidade, é a chave para uma gestão municipal resiliente
Não podemos afirmar, é claro, que alta escolaridade seja garantia de boa gestão ou atuação humanizada. A gestão pública requer habilidades interpessoais, visão inclusiva e vivências comunitárias. No entanto, a abertura ao aprendizado expande horizontes e gera ideias inovadoras, capazes de solucionar problemas que antes pareciam insolúveis.
As lições das cheias, secas e outros sinais da emergência climática que afetam o país apontam para a necessidade urgente de uma gestão pública mais transparente e efetiva na prevenção de riscos, no planejamento e na construção de novos cenários de interesse social, com um olhar permanente e atencioso às comunidades.
Riscos como os da fome, da evasão escolar, do desemprego, de acesso à educação e à saúde, habitação digna e tantos outros que penalizam os estratos menos favorecidos da sociedade também precisam ser enfrentados com bons projetos e capacidade de colocá-los em prática.
Acreditamos que a educação inclusiva, aliada a conhecimentos técnicos e de qualidade, é a chave para uma gestão municipal resiliente. É fundamental capacitar líderes, gestores e servidores da administração pública de qualquer escolaridade para que todos estejam aptos a cumprir exigências legais, responder aos cidadãos e superar os obstáculos e desafios que se apresentam, especialmente em momentos de vulnerabilidade como os que vivenciamos.