Aluna do primeiro semestre de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Nathalia Ramos, 24 anos, escolheu ZH para o primeiro contato com o mercado de trabalho. Para serem aprovados na disciplina Fundamentos de Jornalismo, os estudantes precisam elaborar um relatório sobre um veículo de comunicação.
– Onde fica Donna? – perguntou a aluna logo de início.
Antes de chegar à Revista Donna, Nathalia, acompanhada do pai (e fotógrafo particular), circulou por ZH, Rádio Gaúcha e Centro de Informação e Documentação do jornal. Sem desligar um minuto o gravador do celular, ouviu todas as explicações e cuidou para que tudo fosse registrado. Em cada parada, certificava-se de que o pai, Jorge Ramos, estava atento às imagens.
No arquivo de ZH, Nathalia encontrou a capa do jornal do dia do seu nascimento, 25 de fevereiro de 1993, e descobriu que a Escola de Samba Salgueiro foi campeã do Carnaval carioca naquele dia. Também se entusiasmou com a capa de campeão do mundo do Grêmio e fez questão de ser fotografada ao lado da foto de Maurício Sirotsky, o fundador do Grupo RBS.
Na Redação de Donna, Nathalia parecia realizada. Conversou com o repórter Caue Fonseca e vasculhou todos os recantos da revista.
– Nathalia gostou muito da visita, em especial da redação da revista Donna e do arquivo – contou o pai ao enviar o extenso material fotográfico captado sob orientação da estudante.
– Temos uma tradição inclusiva e para cada aluno que ingressa procuramos construir com ele uma forma de ensino-aprendizado eficaz. Consideramos a presença de Nathalia uma alegria para professores e colegas. Todos sairemos melhores desse processo – disse Deivison Campos, coordenador do curso de Jornalismo da Ulbra.