Histórico acontecimento da música brasileira que mobilizou o público no primeiro semestre de 2017, o reencontro de Paulinho da Viola com Marisa Monte em show inédito, é sucesso unânime de crítica. Cariocas e envolvidos com o passado glorioso da Portela, são cantores, compositores e músicos que interpretam, fazem e tocam samba. O show volta à cena de setembro a novembro, ganhando mais dez apresentações em oito capitais do Brasil. Um espetáculo que promete mostrar um passeio por alguns dos mais belos sambas feitos no país.
A rota inicial da turnê incluía somente shows nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas a lotação previamente esgotada de todas as apresentações e os incessantes pedidos de apresentações em outras cidades motivaram a sua extensão. A cumplicidade entre os artistas em cena é fruto tanto da admiração recíproca entre eles quanto da ligação genuína com o samba. “Estar com o Paulinho é como encontrar a alma do samba”, resume Marisa, que completa 30 anos de carreira em 2017. “Para mim, também é muito prazeroso compartilhar essa experiência. O canto de Marisa faz parte de minha memória musical”, ressalta Paulinho, referência no universo do samba e do choro desde a década de 1960. Assista "Dança da Solidão":
Marisa e Paulinho já haviam dividido o palco em um festival em 1993, um ano antes de a cantora gravar pela primeira vez uma música do compositor, a famosa "Dança da solidão". Claro, as canções de Marisa que giram ao redor do universo do samba, também estarão no show, como "Carnavália" e "De mais ninguém". Além da obra de Paulinho, o público poderá apreciar o samba dos compositores da Velha Guarda da Portela.
Paulinho frequenta a Portela desde os anos 1960 e é, ele mesmo, lenda viva da azul e branco. Marisa é filha de Carlos Monte, um dos diretores que gerenciaram a agremiação, e produziu e editou em 2000, por seu selo Phonomotor, um álbum com composições dos bambas da Velha Guarda da escola, intitulado "Tudo Azul". Não por acaso, antes que os artistas entrem em cena para iniciar a apresentação, o show começa com a reprodução, com som de vinil, do álbum Portela, passado de glória.
Alguns dos sambas desse disco de 1970 são revividos por Paulinho com Marisa no bloco mais informal do show. Como se estivessem numa roda de samba, os cantores puxam o fio da memória que os faz lembrar de clássicos como Quantas lágrimas (Manacéa, 1970) e Sentimentos (Mijinha, 1973). A cada samba, surge uma história em clima que arrebata o público pela espontaneidade com que Marisa e Paulinho transitam por esse reino de melodias encantadas.
SERVIÇO
PAULINHO DA VIOLA ENCONTRA MARISA MONTE
PORTO ALEGRE - Data: Sexta-feira, 15 de setembro de 2017 - Horário: 21h
Local: Auditório Araújo Vianna
Ingressos: de R$ 190 a 750 (ver tabela completa).
Abertura da casa: 1h30 antes do espetáculo.
Call Center: 4003-1212 (de segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingos, das 12h às 18h)
Foto: Marco Froner