O Morro Canastra fica no município de São Vendelino, quase no limite com Bom Princípio e já no caminho de Farroupilha, na Serra Gaúcha. É o ponto mais alto do Vale do Caí com 664 metros. Quem chega ao topo tem o privilégio de curtir uma vista panorâmica da região, observando as cidades de São Vendelino, Farroupilha e Alto Feliz. É comum a realização de caminhadas até o alto do morro, mas também é possível chegar de carro até bem próximo. Depois de estacionar, ainda é preciso caminhar por cerca de 400 metros. A trilha tem muitas pedras, o que exige um calçado apropriado. Mesmo assim, chegar ao topo, compensa.
A entrada para o Morro Canastra é na RS-122, logo depois do entroncamento com a RS-446. Quem sobe em direção a Farroupilha vai encontrar, a poucos metros, a estrada de chão que leva à localidade de Morro Canastra. A estrada está boa. Não há placas indicativas. É preciso seguir em frente até a primeira grande caixa d'água azul, seguindo então pela esquerda. Depois de passar por algumas casas, cerca de 1 km a frente tem outra caixa d'água azul, meio escondida à esquerda na estrada. Logo ems eguida há uma entrada e local para estacionar. A partir daí, o caminho deve ser feito a pé.
O alto do morro é ponto de encontro de pessoas que fazem Trekking pela região. Quando estive lá encontrei o pessoal da Academia de Ginástica Personalizada, de São Vendelino, que fez uma caminhada de 10 Km até o alto do Morro. O trekking, organizado pelo Artur Fetter, terminou com um café da manhã ao ar livre.
Para chegar no Morro Canastra, saindo de Porto Alegre, é preciso pegar a BR-116 e depois a RS-240. São cerca de 100 km de distância. Melhor é fazer o passeio pela manhã, por causa da posição do Sol, que permite uma visão melhor do Vale do Caí e áreas próximas.