O adiamento para dezembro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas ocupadas por estudantes vai coincidir com as provas de pelo menos três vestibulares no Rio Grande do Sul, segundo a Rádio Gaúcha apurou nesta quinta-feira. A nova data ficou para os dias 3 e 4 de dezembro, mesmo período das provas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade Regional do Noroeste (Unijuí) e da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul). Além dos vestibulares, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) tem seleção prevista na mesma data para vagas em cursos técnicos e superiores.
Em entrevista nesta manhã ao programa Gaúcha Atualidade, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, reconheceu que pode ocorrer prejuízo aos estudantes que terão o exame adiado em função das ocupações, principalmente em função de vestibulares marcados para o mesmo período. "Nós temos que oferecer uma segunda oportunidade para esses estudantes, e não há possibilidade de ocorrer em uma nova data. Eu lamento profundamente isso, serão mesmo prejudicados (os estudantes)", disse.
Fini comentou a ação ajuizada por um procurador de Justiça do Ceará pedindo o cancelamento das provas para os demais estudantes, marcadas para este fim de semana. Segundo ela, não existe a possibilidade de aplicação do exame para os mais de 8 milhões de candidatos na data de dezembro em função de que é preciso processar todos os resultados para utilização pelas universidades e pelos programas do governo federal.
A presidente do Inep garantiu que o exame está mantido para este sábado e domingo confirmou que mais estudantes poderão ter a prova adiada para dezembro em função das ocupações. Ela pediu aos candidatos que confiram seu cartão com o local do exame no site do Enem.
Na terça-feira o Inep anunciou o adiamento do Enem para 191 mil estudantes de todo o Brasil, sendo 1.957 mil no Rio Grande do Sul. Foram incluídos na primeira lista o Instituto Federal Sul-rio-grandense nos campus de Bagé, Camaquã e Sapucaia do Sul e Instituto Federal Farroupilha no campus de São Vicente do Sul.
Provas que coincidem com datas do Enem:
PUCRS
Provas: 3 e 4 de dezembro - das 16h às 20h.
Posição: a universidade disse que vai aguardar decisão judicial e posição do Ministério da Educação para decidir se haverá alguma mudança.
Unijuí
Prova: 4 de dezembro, às 8h30.
Posição: a coordenadora do vestibular da Unijuí, professora Vera Fischer, afirmou que não há nenhuma escola ocupada na região de Ijuí e que, portanto, não haveria prejuízos. No entanto, se o Enem for adiado para dezembro em todo o País, como propõe o MPF, ela disse que o vestibular terá de ser adiado.
ESPM-Sul
Prova: 3 de dezembro, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Florianópolis (SC) - 9h às 14h.
Posição: por enquanto o vestibular da instituição está mantido na mesma data.
IFRS
Prova: 4 de dezembro para cursos técnicos e superiores em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Posição: a seleção para cursos técnicos e superiores está mantido porque nenhuma escola ocupada fica nas cidades onde a instituição tem cursos. Caso o Enem seja adiado para todos os estudantes, mudança no calendário será avaliada.