Japoneses, uruguaios, mineiros, paulistas e paranaenses tiveram uma experiência diferente na manhã desta quinta-feira (8), em Porto Alegre. Eles participaram de uma das atividades do Turismo de Galpão, que integra a programação do Acampamento Farroupilha 2016.
Durante cerca de uma hora, os turistas foram recebidos no Piquete do DTG Morro da Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça do RS, conheceram um pouco da história da Revolução Farroupilha e colocaram a mão na massa, literalmente. A japonesa Eri Okubo,25, estuda Português em Porto Alegre e resolveu sovar a massa.
"Vou levar essa receita para Tóquio. Me admiro com a rapidez de construírem todo esse espaço no meio da cidade", diz.
Os participantes aprenderam e colaboraram com a elaboração de uma Roda de Carreta, um lanche da culinária campeira - originalmente feita a partir da mistura de farinha, água e graxa de ovelha. Segundo a tradição, a receita surgiu para suprir a falta de pão dos viajantes, tropeiros e campeiros que, muitas vezes, não tinham instrumentos para fazer os alimentos (veja o vídeo abaixo).
A massa da roda de carreta é frita e possui formato arredondado. Com sabor de “receita de vó”, essa massinha é forte e aguenta o trabalho puxado do campo. Para a uruguaia Laura Bevilacqua, 51 anos, mesmo longe do seu país, dentro do Acampamento se sentiu em casa.
"Estou impressionada com esse sentimento e amor pela cultura que encontrei aqui", comentou.
Sentimento compartilhado pela mineira, radicada no Paraná, Kristen Rosa Silva, que foi até o Parque da Harmonia por ser uma apaixonada pela culinária e cultura dos gaúchos.
Interessados em participar das oficinas devem procurar o Espaço da Hospitalidade Turismo de Galpão, das 11h às 21h.