Os peões Henrique Vargas e Diogo Moreira, de Pelotas, noivaram durante o 30º Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), realizado nesse fim de semana em Santa Cruz do Sul. O pedido foi feito por Diogo, que falou hoje ao Timeline.
Segundo o jovem, os dois nunca tiveram de lidar com preconceito nos eventos dos CTGs que participam. "Nunca enfrentamos preconceito no meio tradicionalista. Adquirimos respeito. O preconceito às vezes é maior nosso, de medo”, disse.
Ele ainda explicou que o noivado ocorreu durante a programação do Enart porque é um evento especial para os dois, mas disse que o pedido foi feito "de forma silenciosa" porque a ideia não era buscar exposição, mas marcar o momento importante.
"O pedido no Enart foi porque é um evento especial para ambos, que marcou nossas vidas. E nós pretendemos parar de dançar, por isso foi um evento especial, marcante para o resto da vida”.
Diogo falou ainda sobre a confusão que ocorreu no CTG de Santana do Livramento, em 2014, quando houve um casamento coletivo: “Ouvi falar do caso e deve ter sido motivado por uma atitude forçada, de ter que acontecer casamento em CTG. Mas não, é um centro que cultua tradições. Sendo tradicional ou não, não precisa ser no CTG. Nosso relacionamento acontece de forma normal. Não queremos forçar ninguém a aceitar ou ver. Por isso foi um noivado silencioso”.
No fim, uma declaração de amor: “Henrique, te amo muito. Pretendo que nosso amor dure para sempre. E se eu não tivesse essa pretensão, não teria firmado com esse ato simbólico"