Tarso Genro, candidato do PT ao Governo do Estado, ficou na segunda votação no primeiro turno, ocorrido em três de outubro, com 2.005.743 votos (32,57%). No segundo turno, enfrenta José Ivo Sartori, do PMDB que finalizou com 2.487.889 votos (40,40%).
Vice: Abgail Pereira
Tarso Genro busca a reeleição ao governo pelo PT. Em 2010, com 3.416.460 votos venceu no primeiro turno a eleição para o Palácio Piratini. Tarso nasceu em São Borja, mas começou a vida política ainda no curso de Direito em Santa Maria e em 1968 foi eleito vereador no mesmo município. Formou-se em Direito e como integrante do Partido Revolucionário Comunista (PRC) se exilou no Uruguai. Casado com a médica Sandra Krebs, tem duas filhas: Luciana - candidata do Psol à Presidência da República - e Vanessa.
Já filiado ao Partido dos Trabalhadores, concorreu a deputado federal em 1986. Dois anos depois foi eleito vice-prefeito da Capital gaúcha, na chapa de Olívio Dutra. Em 1990 concorreu pela primeira vez ao Palácio Piratini, quando obteve 9% dos votos e ficou em 4º lugar. Em 1992 foi eleito prefeito de Porto Alegre, sendo reconduzido para novo mandato em 2000. Em 2003, com a chegada do presidente Lula ao Planalto, assumiu o cargo de secretário Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça.
Data de nascimento: 06/03/1947
Escolaridade: ensino superior
Estado civil: casado
Naturalidade: São Borja
Ocupação: advogado/ atual governador do Estado
Valor dos bens declarados ao TSE: R$ 2,7 milhões
Partido: PT
Número: 13
Vice: Abgail Pereira
Coligação: Unidade Popular pelo Rio Grande
Composição da Coligação: PT / PTC / PC do B / PROS / PPL / PTB / PR
Plano de Governo: veja as propostas do candidato
Confira como foi a participação do candidato no Sala de Redação: