Esta sexta-feira foi o dia de ir de bicicleta ao trabalho. O evento "Bike to Work Day" foi criado nos anos 1956 nos Estados, e acontece anulamente no mundo todo.
No Brasil, 2013 foi o primeiro ano de ação nacional. Ontem um passeio na orla do Guaíba, em Porto Alegre reuniu dezenas de ciclistas para marcar a data. Alguns levaram bicicleta própria, outros optaram pelas bikes de aluguel.
O designer Nilson Eloi, foi dos participantes. Ele trabalha no centro de da Capital e mora no Menino Deus. Vai todo dia de bicicleta pro trabalho. Ele conta porque abandonou o transporte público.
"Eu sempre gostei de pedalar desde pequeno, mas não adotava no transporte urbano, por achar que não dava certo, que ia me cansar. Até o momento que eu testei, vi que dava certo. Hoje eu uso a bicicleta na maior parte dos meus deslocamentos", conta.
O dia, segundo os participantes, é destinado tanto para as pessoas começarem a pedalar, quanto para empresas ou governos que promover ações aos seus funcionários. Outra participante foi a analista de sistemas Susane Cristiane Vian. Trabalha no centro e mora no bairro Rio Branco.
"Primeiro que a gente faz exercícios, não paga passagem, não está poluindo", lista ela.
O problema relatado por todos que participaram do ato é onde deixar a bicicleta. São poucas as empresas que possuem bicicletário. O jeito é improvisar. Levar uma roupa extra e aproveitar os benefícios. Também ter muito cuidado no trânsito, é claro.
Outro objetivo do Bike to work day é fazer um levantamento de quantas pessoas vão ao trabalho de bicicleta, para que se possa criar alguma política pública. O questionário está no site debikeaotrabalho.org.