Dos lotes identificados pelo ministério público, 1,56 milhão de litros de leite foram adulterados no estado. Foram 720 mil da marca Italac, 120 mil da marca Líder, 120 mil da Mu-Mu e 600 mil litros da Latvida. O ministério público estadual afirma que 100 milhões de litros foram adulterados no período de um ano. A estimativa deles, é com base no que foi adquirido de uréia desde abril de 2012 até agora, 100 tonelas do produto.
Essas empresas de transporte colocavam 1kg de uréia em mil litros de leite. Segundo Promotor de justiça de defesa do consumidor, Alcindo Bastos esse número é considerado a partir do que foi movimentado do produto desde abril do ano passado.
Em nota, empresa Italac afirma que houve um problema pontual, e que os lotes identificados foram retirados do mercado e a adulteração aconteceu no transporte do leite cru, antes de ser industrializado. Já a Vonpar proprietária da marca Mu-Mu divulgou nota afirmando que a empresa atende a todas às exigências do Ministério da Agricultura, e está à disposição para esclarecimentos. Coloca também um telefone à disposição dos consumidores: 0800 51 7542.
Já a empresa Latvida diz em nota que retirou do mercado um lote sob suspeita, mas que a comercialização deste lote já foi liberada.A empresa se coloca à disposição das autoridades para esclarecimentos. Não há nenhuma ação judicial proibindo o funcionamento da empresa. A proibição atinge apenas alguns lotes de produtos da companhia. Com isso, os supermercados podem continuar vendendo itens da empresa.
O sindilat afirmou também por nota que condena a adulteração de leite e que os estoques disponíveis no mercado estão aptos para o consumo. A empresa Bom Gosto responsável pela marca Líder ainda não se manifestou sobre o caso.
Confira os produtos e a quantidade em litros de leite adulterada:
Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1) - 600 mil
Italac Semidesnatado (L12KM1) - 120 mil
Líder fabricado pela bom gosto UHT Integral (lote TAP1MB)-120 mil
Mumu UHT Integral (lote 3ARC) - 120 mil
Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013) - 600 mil
Ao todo : 1,56 milhão
Saiba Mais:
- Cadeia leiteira já foi tema de CPI na Assembleia Legislativa
- Oito pessoas são presas por adicionar substância cancerígena ao leite
- Ministério da Agricultura afirma que fabricantes têm como identificar leite adulterado
- Leite no Rio Grande do Sul já está livre de formol e ureia
- Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor
- Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer
Entenda o caso
Oito pessoas foram presas na Operação Leite Compen$ado, realizada pelo Ministério Público (MP) em três regiões do Rio Grande do Sul. No início do ano, foi descoberta uma fraude que pode gerar sérios problemas de saúde. Estão adicionando água de poço, não tratada, e ureia no leite que é transportado do produtor para postos de resfriamento, antes de chegar na indústria. O problema é que na ureia foi constatado formol, substância que causa câncer. O risco é ainda maior porque atinge todos os derivados do leite e este produto adulterado é encaminhado também para São Paulo e Paraná.