O secretário da Defesa americano, Lloyd Austin, alertou que um conflito entre Israel e o movimento libanês Hezbollah poderia desencadear uma guerra regional e defendeu solução diplomática, reunindo-se nesta terça-feira (25) no Pentágono com o secretário da Defesa Israelense, Yoav Gallant.
— Outra guerra entre Israel e o Hezbollah poderia facilmente transformar-se em uma guerra regional, com consequências terríveis para o Oriente Médio — disse Austin.
— A diplomacia é de longe a melhor forma de evitar uma nova escalada — acrescentou.
O Exército israelense declarou na semana passada que os planos para uma ofensiva no Líbano foram "aprovados e validados", mas o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está tentando evitar outro grande conflito no Oriente Médio.
Gallant está visitando Washington para estreitar os laços com o principal aliado de Israel depois que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, repreendeu publicamente os Estados Unidos pelo que ele chamou de atraso na entrega de armas.
O governo dos EUA insiste que apenas uma remessa de bombas foi adiada devido ao receio de que elas sejam usadas em áreas povoadas e que as outras entregas continuam normalmente.