O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence apresentou documentação, nesta segunda-feira (5), declarando sua campanha à presidência no próximo ano, abrindo caminho para desafiar seu ex-patrão, Donald Trump.
Pence lançará formalmente a candidatura para a indicação do Partido Republicano com um vídeo e um evento em Des Moines, Iowa, na quarta-feira (7), quando completa 64 anos, afirmaram fontes ligadas aos planos. Ele tornou oficial nesta segunda-feira sua candidatura na Comissão Federal Eleitoral.
Trump aparece à frente na batalha pela indicação republicana, com o governador da Flórida, Ron DeSantis, como segundo colocado. Mas partidários de Pence creem que há espaço para um conservador confiável, que apoia muitas das políticas do governo anterior, mas sem os tumultos constantes.
O ex-vice presidente tem advertido contra uma ala crescente populista no partido, e seus assessores o veem como o único conservador tradicional na disputa, na linhagem do ex-presidente Ronald Reagan.
Realizando eventos há meses para se lançar na disputa, Pence se descreve como "um cristão, um conservador e um republicano, nessa ordem".