O governo da Etiópia anunciou nesta quinta-feira que participará em 24 de outubro nas negociações de paz organizadas pela União Africana (UA) na África do Sul para tentar acabar com o conflito de quase dois anos na região do Tigré, norte do país.
A Comissão da UA "nos informou que as conversações de paz foram marcadas para 24 de outubro na África do Sul. Voltamos a confirmar nosso compromisso de participar", afirmou no Twitter Redwan Hussein, conselheiro de Segurança Nacional do primeiro-ministro, Abiy Ahmed.
"Porém, estamos consternados pelo fato de que alguns estejam empenhados em antecipar as negociações de paz e divulgar falsas acusações contra as medidas defensivas", completou.
Os apelos internacionais para frear a escalada de violência no Tigré aumentaram depois de uma tentativa frustrada da UA nas últimas semanas de levar as duas partes à mesa de negociações.
O governo e os líderes rebeldes do Tigré concordaram em participar no diálogo com mediação da UA, mas a reunião não se concretizou e o conflito se agravou na região.
As autoridades etíopes anunciaram esta semana a tomada de três localidades no Tigré, onde as tropas do país, aliadas com as forças da Eritreia, iniciaram uma ofensiva contra os rebeldes da região.
O norte da Etiópia é cenário há quase dois anos de uma guerra que provocou uma catástrofe humanitária.
A Comissão da UA, que tem sede em Adis Abeba, não respondeu até o momento aos pedidos de comentários da AFP.
* AFP