Pelo menos 18 soldados morreram no domingo no leste de Burkina Faso em uma emboscada e a explosão de uma bomba, de acordo com um balanço divulgado pelo exército e pelas fontes de segurança nesta segunda-feira, em meio a um aumento na violência no país africano.
"Uma unidade militar que participava em uma operação de segurança na região leste sofreu uma emboscada 20 km a leste de Natiaboani no domingo", afirmou o exército em um comunicado.
"Durante os combates, 18 soldados morreram e outros oito ficaram feridos", completa a nota, que afirma que "vários elementos foram neutralizados do lado inimigo".
Natiaboani é uma cidade rural localizada cerca de 60 km ao sul de Fada N'Gourma, a principal comunidade do leste de Burkina Faso e alvo frequente de ataques de grupos armados desde 2018.
No domingo à noite, um pouco mais ao sul, próximo à fronteira com Gana e Togo, "um veículo de uma unidade das forças de defesa e segurança, em missão para controlar a área, pisou em um artefato explosivo improvisado e voou pelos ares", indicou à AFP uma fonte de segurança.
"O incidente provocou cinco mortos entre os membros do 31º Regimento de Infantaria Comando (31 RIC) de Tenkogodo que chefiava a operação. Outros dois ficaram feridos nesse ataque", precisou a fonte.
* AFP