Doze pessoas morreram e mais de cem ficaram gravemente feridas em uma explosão de um duto de gás em um complexo residencial na província chinesa de Hubei, no centro do país, neste domingo (13). Segundo autoridades locais, os esforços de resgate continuam e já foram confirmadas 138 internações.
A explosão ocorreu por volta das 6h30min no horário local (19h30min de sábado, no horário de Brasília), e as causas estão sendo investigadas, segundo comunicado emitido pelo governo da cidade de Shiyan.
Vídeos de testemunhas e verificados pela Beijing News mostram vários edifícios reduzidos a escombros e equipes de resgate carregando sobreviventes em macas.
O incidente destruiu um dos mercados de vegetais de Hubei, que estava cheio de comerciantes e residentes tomando café da manhã, disse uma testemunha ao jornal oficial Global Times.
— Ouvi um grande estrondo e me abaixei debaixo da mesa, pensando que era um terremoto — explicou ao jornal um homem que possui um pequeno restaurante próximo ao local da explosão.
A emissora pública CCTV mostrou imagens de edifícios com paredes desabadas e janelas estilhaçadas. Socorristas aparecem vasculhando os escombros com as mãos, às vezes com uma pá.
Acidentes industriais são comuns na China devido à baixa regulamentação de normas de segurança e a casos de corrupção no sistema de fiscalização.
Esta explosão ocorre um dia depois que oito pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um acidente em uma instalação onde produtos químicos são manuseados em Guiyang, no sudoeste da China.