Nesta sexta (5), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump culpou o tempo chuvoso e o mau funcionamento do teleprompter por terem prejudicado parte de seu discurso no Dia da Independência.
Durante o evento "Salute to America" (saudação à América), que ocorreu sob chuva em Washington, Trump fez uma referência a aeroportos que não existiam durante a Revolução Americana.
— Tivemos muita chuva — disse Trump a repórteres. — Eu fiquei na chuva. O teleprompter saiu do ar. O teleprompter continuou saindo do ar e, no final, desligou por completo — disse.
Em seu discurso de 4 de Julho, o presidente lembrou a criação do Exército pelo Congresso Continental em 1775.
— O Exército Continental sofreu um inverno amargo em Valley Forge, encontrou a glória pelas águas do Delaware e conquistou a vitória de Cornwallis de Yorktown — afirmou, na ocasião. — Nosso exército tripulou o ar, assumiu os aeroportos, fez tudo o que tinha a fazer — contou.
Não houve viagens aéreas durante a Guerra Revolucionária. Os irmãos Wilbur e Orville Wright inventaram o primeiro avião em 1903. O primeiro voo autônomo aconteceu em outubro de 1906, com o 14-Bis do brasileiro Alberto Santos Dumont, em Paris.
Trump disse que o teleprompter teve um mau funcionamento durante seu discurso previamente preparado, o que fez com que errasse. Ainda assim, o republicano insistiu que "conhecia muito bem o discurso".
— Eu conhecia o discurso muito bem, então eu consegui fazê-lo sem um teleprompter, mas o teleprompter saiu do ar e foi realmente difícil de se olhar, porque havia chuva em todo o lado, mas apesar da chuva foi uma noite fantástica — defendeu.