Ao menos 28 passageiros foram mortos nesta quarta-feira (31) quando um ônibus passou sobre uma bomba colocada em uma estrada no oeste do Afeganistão, segundo fontes oficiais. A maioria das vítimas são mulheres e crianças.
— O ônibus seguia pela autoestrada Kandahar-Herat quando foi atingido pela bomba dos talibãs. Ao menos 28 pessoas morreram e 10 ficaram feridas — disse Muhibullah Muhib, porta-voz da província de Farah.
Outro porta-voz do governo local, Farooq Barakzai, advertiu que o número de mortos pode ser ainda maior e que todas as vítimas eram civis.
Até o momento, os rebeldes talibãs não confirmaram sua responsabilidade no caso. Na véspera, um relatório das Nações Unidas (ONU) advertiu que os civis continuam sendo mortos e feridos a um ritmo "inaceitável" no Afeganistão, apesar das negociações em curso para acabar com décadas de guerra.
Embora o número de vítimas nos primeiros seis meses de 2019 tenha reduzido em 27% em relação ao mesmo período do ano passado, 1.366 civis foram mortos e 2.446 ficaram feridos, informou a Missão da ONU no Afeganistão (MANUA) em seu relatório semestral. Um terço das vítimas são crianças (327 mortas e 880 feridas), principalmente devido a explosivos não detonados que manipulam sem estarem cientes dos riscos.