A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, em comunicado neste domingo (2) durante a 24ª Conferência do Clima, na Polônia, que "este ano deverá ser um dos quatro mais quentes já registrados". De acordo com a organização, as concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera devem atingir nível recorde e com as emissões aumentando.
— Os impactos da mudança climática nunca foram tão graves. Esta realidade nos diz que devemos fazer muito mais. A COP 24 deve tornar isso possível — afirmou Patricia Espinosa, responsável da ONU para o clima.
Delegações de 200 países estão reunidas no evento para discutir, entre outros assuntos, o Acordo de Paris, que traçou o caminho para um mundo sustentável por meio de mudanças na economia global. O objetivo é conter o aumento da temperatura muito abaixo de 2ºC em relação à era pré-industrial e "continuar se esforçando para limitar este aumento a 1,5ºC", embora haja dúvidas se essa meta pode ser alcançada.
Em 2009, países ricos prometeram oferecer ajuda para financiar infraestruturas energéticas limpas e adaptações aos impactos negativos do aquecimento global.