A Europa registrou o oitavo ataque terrorista com atropelamento em Barcelona, nesta quinta-feira (17), em um período de um ano. A cidade espanhola foi a nova vítima do modus operandi já conhecido, que teve sua assinatura reivindicada pelo grupo Estado Islâmico (EI) em Londres, Berlim e Nice, por exemplo.
Nesta quinta, o atropelamento de uma multidão por uma van na Avenida La Rambla, um dos principais pontos turísticos da cidade, deixou pelo menos 13 mortos e dezenas de feridos, segundo a polícia local. As autoridades tratam o atropelamento como um atentado terrorista.
Relembre os ataques cometidos recentemente na Europa, tendo veículos como arma:
Paris, França
9 de agosto de 2017
Um carro atropelou um grupo de militares em 9 de agosto no subúrbio de Paris, uma ação que deixou seis feridos, dois deles em estado grave. O ataque aconteceu às 8h30min (3h30min de Brasília) em Levallois-Perret, e o veículo fugiu em seguida. O atropelamento aconteceu diante de um quartel militar no centro de Levallois-Perret, informou Patrick Balkany, prefeito da cidade limítrofe com Paris.
Londres, Reino Unido
19 de junho de 2017
Um homem foi morto e 10 pessoas ficaram feridas após o motorista de uma van atropelar pedestres em frente a uma mesquita em Londres, em um atentado anti-islâmico. Segundo a polícia, o homem, de 48 anos, que seria o condutor do veículo, gritou que queria "matar todos os muçulmanos". O incidente aconteceu na região de Finsbury Park, no norte da cidade.
Londres, Reino Unido
3 de junho de 2017
Três homens atropelaram com uma van os pedestres na famosa London Bridge, antes de descer do veículo para esfaquear várias pessoas no Borough Market, em uma área de bares e restaurantes ao redor do mercado. A polícia matou os três terroristas. Outras sete pessoas morreram e 48 ficaram feridas no ataque. O EI reivindicou a autoria do atentado.
Estocolmo, Suécia
7 de abril 2017
Um caminhão atropelou várias pessoas e colidiu contra uma loja de departamentos no centro de Estocolmo, capital e maior cidade da Suécia, em 7 de abril. Relatos de testemunhas afirmam que o veículo se jogou em cima dos pedestres em uma importante rua comercial no centro da capital, a Drottningatan, e arrastou algumas delas até invadir uma loja da rede Åhléns City, pouco antes das 13h no horário local (10h de Brasília).
Londres, Reino Unido
22 março 2017
O britânico convertido ao Islã Khalid Masood investe seu carro contra a multidão sobre a ponte de Westminster. Quatro pessoas morreram, e cerca de 50 ficaram feridas. Em seguida, ele esfaqueia um policial, antes de ser morto diante do Parlamento. O EI assumiu a autoria do ataque.
Berlim, Alemanha
19 dezembro 2016
O tunisiano Anis Amri lança o caminhão que dirigia sobre uma feira de Natal em Berlim, deixando 12 mortos e 48 feridos. O ataque foi reivindicado pelo EI. O autor do ataque foi morto em Milão, quatro dias depois do ato na capital alemã;
Nice, França
14 julho de 2016
O tunisiano Mohamed Lahuaiej Bouhlel lançou seu caminhão contra uma multidão na noite da Festa Nacional, matando 86 pessoas e deixando mais de 400 feridos.
O atentado nessa cidade da Côte d'Azur foi reivindicado pelo Estado Islâmico.