A primeira-ministra britânica, Theresa May, receberá, nesta quarta-feira, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, antes da reunião de cúpula crucial em que o bloco aprovará as "linhas vermelhas" nas negociações sobre o Brexit.
A reunião, com a presença do principal negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, acontecerá em um "jantar de trabalho" convocado por May para discutir o processo das negociações de divórcio entre Londres e União Europeia (UE).
Leia mais
Entenda por que o Reino Unido terá novas eleições e o impacto no Brexit
Negociação do Brexit iniciará após as eleições no Reino Unido, diz porta-voz
Eurocâmara discute regras para as negociações do Brexit
Será o primeiro encontro entre May e Juncker desde 29 março, data em que a primeira-ministra britânica ativou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, início formal da separação. Esta visita e outras anteriores de dirigentes europeus demonstram que Reino Unido e UE "abordarão as negociações de maneira construtiva e com muito boa vontade", disse um porta-voz de May.
O encontro acontece antes da reunião de cúpula de sábado em Bruxelas dos 27 membros restantes da UE para aprovar as condições europeias nas negociações com Londres. Após a reunião, o Conselho da UE transformará estas condições em diretrizes concretas de negociação, que serão aplicadas por Barnier.
May já indicou que deseja conservar uma relação "especial" com a UE, apesar de ter optado pelo chamado Brexit "duro", que inclui a saída do mercado único.
A UE endureceu sua posição em vários assuntos importantes, como os direitos dos cidadãos após a saída do Reino Unido, o futuro dos serviços financeiros e a conta do "divórcio", segundo um projeto de "orientação das negociações" ao qual.
Uma das grandes prioridades da UE é a defesa dos cidadãos europeus no Reino Unido (e dos britânicos no restante da UE).
*AFP