Um empregado da Braskem no polo petroquímico de Triunfo foi hospitalizado na tarde deste sábado (20), após um acidente de trabalho. O homem atuava na inspeção de equipamento em manutenção na caldeira de geração de vapor, quando parte de um instrumento de medição de pressão foi arremessado contra o seu rosto.
Em nota, a Braskem informa que o trabalhador foi "imediatamente atendido e encaminhado ao hospital de referência" e que "seu quadro de saúde é estável". De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Polo Petroquímico de Triunfo RS (Sindipolo), o funcionário passou por cirurgia na noite de sábado e segue em observação na UTI do Hospital Moinhos de Vento. A identidade da vítima não foi divulgada.
No último domingo (14), um outro incidente ocorreu em uma caldeira, elevando a chama da tocha (flare) da Braskem, em Triunfo. Segundo o Sindipolo, o acidente desse sábado ocorreu nessa mesma caldeira.
A Braskem explica que há três grandes caldeiras no polo. Uma delas estava parada para manutenção planejada e investimento tecnológico. A segunda parou no domingo passado, após o incidente ocorrido no equipamento e, no momento, a empresa confirma que atua com apenas uma caldeira.
O presidente do Sindipolo, Ivonei Arnt, diz que a empresa estendeu as jornadas de trabalho para recolocar o equipamento em operação:
— Há casos de trabalhadores com jornadas de mais de 10 horas diárias, com pressão para colocar as caldeiras novamente em funcionamento, sendo um trabalho exaustivo físico e mentalmente e, provavelmente, isso tenha contribuído para esse novo grave acidente.
Durante a semana, o sindicato solicitou inspeção da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/Ministério do Trabalho (SRTE-RS), em razão do incidente do último domingo. Segundo a entidade, fiscais estiveram na fábrica e fizeram exigências, além de um relatório sobre o ocorrido.
A Braskem afirma que "as jornadas foram estabelecidas de acordo com a legislação". Sobre a inspeção, a empresa informa que "a SRTE esteve avaliando o ocorrido e solicitou o envio de documentos que serão enviados conforme prazo solicitado". Segundo a empresa, "as causas do acidente estão sendo investigadas e os trabalhos de manutenção onde aconteceu o acidente foram paralisados". Veja a nota da empresa:
"Na tarde do dia 20 de abril, aconteceu um acidente durante uma atividade de inspeção de equipamento em manutenção em uma de nossas unidades industriais no Polo Petroquímico de Triunfo. Durante a atividade, um integrante sofreu uma lesão ocasionada pela projeção de uma peça. O integrante foi imediatamente atendido e encaminhado ao hospital de referência. Seu quadro de saúde é estável.
No momento, estamos focados no atendimento do integrante e seus familiares.
As causas do acidente estão sendo investigadas e os trabalhos de manutenção onde aconteceu o acidente foram paralisados."