Depois de quase um mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pelotas voltaram a coletar as amostras para a realização do exame pré-câncer na cidade. O Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, de Piratini, foi o escolhido em uma licitação emergencial realizada em julho. A instituição foi a única a apresentar uma proposta, e o tempo de contrato deve durar 180 dias.
O acordo entre o hospital e a prefeitura prevê a realização de dois mil exames – podendo receber aditivos. O preço para os cofres públicos será de R$ 16 por exame citopatológico. Além de Pelotas, outros nove municípios também terão o laboratório como referência para a realização dos exames.
O Serviço Especializado em Ginecologia, responsável pelos exames até junho deste ano, é investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, por supostas fraudes denunciadas em um memorando apresentado por médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus, segundo o documento a fraude resultou em erros na conclusão dos exames de pré-câncer do colo de útero.