É considerado grave o estado de saúde de Joice da Silva Martins, 18 anos, que teve boa parte do corpo queimado pela própria mãe no bairro Fátima Alto, em Caxias do Sul. A jovem está na UTI do Hospital Geral (HG). A princípio, a tentativa de homicídio teria ocorrido durante uma briga. A mãe de Joice, Vera Lúcia da Silva, 45 anos, foi presa em flagrante e permanecia recolhida num presídio até a tarde desta segunda-feira.
Leia mais
Falta de pessoal pode ter motivado troca de corpos em Caxias, diz chefe do DML
BM apreende coletes balísticos, farda da polícia e maconha em Caxias
Mulher é suspeita de matar o marido a machadadas em Farroupilha
O caso ocorreu na moradia da família na Rua Amábile Fontana, pouco antes das 13h de sábado. Naquele momento, além de Vera e de Joice, apenas uma criança de oito anos, filha de Vera e irmã da vítima, estavam na moradia. Perto dali, reside outra filha de Vera, Jéssica da Silva Martins, 22, que acudiu a irmã:
– Eu estava em casa e minha irmã pequena apareceu chorando e pedindo ajuda. Pelo que entendi, minha mãe pegou uma garrafa de álcool e jogou sobre a Joice, que estava sentada num sofá. Depois, tocou fogo, acho que com um isqueiro.
Ao chegar na casa da mãe, Jéssica encontrou Joice de pé e pedindo ajuda.
– Foi minha mãe quem apagou o fogo com água. Acho que fez isso quando viu o fogo e se tocou do que tinha feito. Minha irmã só pedia para mim ligar para o Samu. Meu marido levamos ela de carro até o Postão.
Joice sofreu queimaduras da cintura para cima. Conforme o HG, a jovem está sedada e não há previsão de receber alta da UTI. Presa pela Brigada Militar, Vera foi autuada por tentativa de homicídio no plantão da Polícia Civil. De lá, seguiu para o Presídio Regional de Caxias do Sul, a antiga Penitenciária Industrial. Uma garrafa vazia de álcool e um isqueiro foram apreendidos para a investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. As circunstâncias da briga ainda não estão esclarecidas.
– As duas (mãe e filha) brigavam muito. Desta vez, foi muito pior – revela Jéssica.