A corrida pela vacina contra a gripe H1N1 já começou em Santa Maria. Por volta das 10h30min desta segunda-feira, mais de 100 pessoas formavam uma longa fila na porta da Clínica Multivacin, na Avenida Presidente Vargas, a única da rede particular que recebeu as doses contra a gripe H1N1 até o momento.
Leia outras notícias de saúde
São duas as clínicas de vacinação na cidade, porém o outro estabelecimento, a Vivacin Vacinas, só deve receber as doses na próxima segunda-feira.
Quais os sintomas da gripe H1N1 e o que é preciso saber sobre a vacina
Diante da grande procura, a Multivacin distribuiu 163 fichas para as pessoas que estavam na fila, demanda que poderia ser atendida pela manhã. À tarde, mais 230 fichas devem ser entregues a partir das 14h. Por volta das 11h, já havia gente esperando pelas fichas da tarde.
Surto de gripe A no país acelera busca por vacina em Santa Maria
A clínica recebeu mil doses na última sexta-feira e desde sábado distribui as vacinas. O valor da dose é de R$ 100. Uma nova remessa deve chegar à clínica nesta quarta-feira. De acordo com a administração da clínica, outras remessas foram encomendadas e aguardam a liberação dos laboratórios.
Assista ao vídeo em que o médico pediatra José Carlos Barradas esclarece dúvidas sobre a Gripe A
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Maria, Selena Michels - em entrevista no último domingo -, o município não teve nenhum caso confirmado de gripe A em 2016.
- Não recebi notificações sequer de casos suspeitos. Pode haver, mas ocorre que os sintomas de gripe A são muito semelhantes ao da gripe comum. Então, se o médico suspeita que seja grave, pode encaminhar material para o Lacen, que pode ou não confirmar a doença - explicou.