Em tempos de crise de abastecimento de água no Sudeste do Brasil, uma dona de casa aposentada de 76 anos de Gravataí é exemplo de economia e de conscientização ambiental. Com medidas simples, Eli dos Santos, moradora do Bairro Passo das Pedras, conseguiu reduzir pela metade o valor da conta de água nos últimos três meses.
O resultado veio na fatura mais recente, enviada pela Corsan. Se em dezembro, quando mudou-se e ainda pagou resquícios do inquilino anterior, desembolsou R$ 77,29, na conta deste mês o resultado foi bem diferente: pagou R$ 32,27.
- Até o proprietário da casa veio me perguntar como eu tinha conseguido. Respondi que era simples: bastava economizar - resume, sorridente.
Leia todas as notícias do Diário Gaúcho
Água da chuva é aproveitada
Com o dinheiro que sobrou, Eli completou o pagamento da energia elétrica. Consciente de que precisa fazer a própria parte para garantir que não falte a água para todos, a aposentada foi aperfeiçoando as próprias técnicas de economia. Até a água da chuva é aproveitada de forma artesanal. Depois de recolhê-la dos baldes espalhados pelo pátio e da saída de um cano conectado ao telhado da casa, Eli separa a água em garrafas PETs. Para isso, coa todo o líquido reunido num coador com algodão no fundo.
- Deixo a água sem nenhuma poeira. A uso para regar as plantas e limpar o piso. Mas já teve períodos de falta de água que a usei, fervida, para lavar a louça - revela.
Para o coordenador do Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade da Corsan, Ricardo Röver Machado, a iniciativa da aposentada serve de exemplo para outros consumidores.
- As dicas da dona Eli são ótimas e podem ser seguidas por todos. A Corsan, como empresa pública, está ciente do seu papel social em relação à orientação das pessoas no combate ao desperdício. Por isso, temos promovido ações de educação ambiental em todas as regiões do Estado. Recebemos escolas e promovemos palestras para mostrar a importância da água e orientar a população sobre formas de preservar esse recurso tão precioso - diz Ricardo.
Meio Ambiente
Aposentada de Gravataí ensina como economizar água
Eli dos Santos, 76 anos, aproveita até a chuva para gastar menos na conta de água. Em três meses, a conta dela diminuiu mais de 50%
GZH faz parte do The Trust Project