Dos 497 municípios existentes no Rio Grande do Sul, 84 não registraram nenhum tipo de crime violento durante o ano passado. No período, as delegacias das cidades não anotaram ocorrências de homicídios, latrocínios, roubos, extorsões, estupros ou seqüestros.
Os dados foram divulgados pelo Ministério Público (MP-RS) gaúcho na tarde desta terça-feira, durante o lançamento da ferramenta “Mapa Social”, que concentra indicadores de diversos órgãos públicos. A promotora Ana Cristina Petrucci, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada do MP-RS, diz que a intenção ao disponibilizar os dados permitir que a população conheça a realidade da região em que vive e elimine o senso comum:
“O que é mais interessante é justamente a surpresa que os dados trazem diante do senso comum. Por exemplo, nesta sessão do nosso portal social, que trata da violência e da criminalidade, a gente tem indicadores relacionados aos crimes de trânsito. O senso comum diz que as estradas são as mais perigosas, mas se a gente for olhar os registros de crimes de trânsito com mortes, eles acontecem nas vias municipais”, defende.
Os dados disponibilizados no “Mapa Social” do órgão ministerial concentram índices relacionados à educação, segurança e saúde. O levantamento está sendo feito há quase um anos pelo MP-RS e tinha o objetivo inicial de auxiliar os promotores. No entanto, o órgão concluiu que os dados são de utilidade pública e, por isso, foram divulgados.
Gaúcha
Mais de 80 municípios gaúchos não registraram roubos durante todo o ano de 2013
Dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério Público do Estado
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project