Um apartamento suntuoso, mas, ao mesmo tempo, aconchegante. É assim que a arquiteta Lisiane Benvenutti define o projeto de interiores realizado no estar social deste apartamento em Guaporé, na serra gaúcha.
Seguindo o estilo preferido da proprietária - uma jovem empresária -, a ambientação do primeiro piso da morada de 327 metros quadrados totais é clássica. O ponto de partida foi recuperar o tabuão de ipê original no piso da construção erguida nos anos 1980.
Junto às paredes pintadas em cores neutras, como o cinza e o bege, o revestimento natural serviu de base para o mobiliário clássico adquirido em lojas de design e antiquários.
Entre as peças, estão o sofá chesterfield em couro preto da sala de estar, a cômoda bombê preta no hall de entrada e a mesa de jantar Saarinen com tampo em mármore carrara.
De origem italiana, a dona da casa quis uma mesa central na cozinha para refeições.
Ao entrar no apartamento,o elemento de maior destaque é a escada, localizada no coração da planta.
A original foi inteiramente demolida, e uma nova foi erguida com estrutura em metal, revestimento em mármore carrara e guarda-corpo de vidro (abaixo).
- A escada é um bloco escultórico que tem efeito monumental de qualquer ponto do ambiente social. Embora com elementos imponentes e nobres,o apartamento é acolhedor e extremamente propício à convivência familiar - explica Lisiane.