Pesquisa divulgada neste sábado (28) pela rede de notícias japonesa Kyodo News aponta que 78,7% da população do Japão acredita que a decisão de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, devido à pandemia global de coronavírus, foi apropriada.
A pesquisa, feita por telefone, ainda revela que 11,1% se disseram favoráveis ao adiamento dos Jogos, inicialmente previsto para 24 de julho a 9 de agosto de 2020, por cerca de dois anos. Outros 5,9% disseram que o megaevento esportivo deveria ter sido cancelado, enquanto 1,8% queriam que a Olimpíada fosse realizada até o final deste ano.
O adiamento dos Jogos foi anunciado na última terça-feira (24), após uma reunião entre o primeiro-ministro Shinzo Abe, dirigentes do Comitê Organizador de Tóquio 2020 e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. A decisão levantou preocupações sobre os consideráveis desafios logísticos e a ampla remodelação do calendário esportivo internacional do ano que vem.
Quanto às medidas de emergência para aliviar o impacto na economia do Japão, 43,4% dos entrevistados querem redução da taxa de imposto sobre o consumo, que foi aumentada para 8% em 10%, em outubro passado, e pesou nos gastos das famílias e nos investimentos das empresas.
Para sustentar os gastos dos consumidores, 32,6% disseram ser a favor da distribuição de dinheiro, medida considerada pelo governo. No que diz respeito às perspectivas de infecções por coronavírus no Japão, 74,5% esperavam que o vírus se espalhasse ainda mais, enquanto 21,1% disseram que ele irá desaparecer.
O levantamento ainda constatou que o índice de aprovação do governo do premiê Shinzo Abe é de 45,5%, uma queda de 4,2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior realizada de 14 a 16 de março.
Uma nova data para a realização dos Jogos de Tóquio ainda não foi anunciada. O COI promete definição para as próximas semanas. Na sexta-feira, meios de comunicação japoneses e ingleses afirmaram que o evento poderá ser realizado em abril do próximo ano para evitar as altas temperaturas de julho, período de verão intenso na capital do Japão.