A Uefa anunciou nesta quinta-feira (14) a abertura de uma investigação ao árbitro inglês David Coote, suspenso após a publicação de imagens nas quais aparece consumindo um pó branco durante a Eurocopa 2024, torneio em que atuou.
"Um inspetor de ética e de disciplina da Uefa foi nomeado para avaliar uma potencial violação do regulamento disciplinar da Uefa pelo árbitro David Coote", comunicou a federação europeia, que organizou o campeonato entre seleções na Alemanha.
O jornal inglês The Sun publicou em seu portal na quarta-feira imagens que mostravam o árbitro de 42 anos cheirando um pó branco semelhante à cocaína usando uma nota de dólar, uma cena ocorrida durante a Eurocopa, segundo o tabloide.
A Uefa, que prometeu dar mais informações sobre o caso "no momento oportuno", decidiu suspendê-lo antes mesmo de abrir a investigação.
Na Inglaterra, Coote já estava suspenso desde a segunda-feira por outro caso diferente, após o surgimento nas redes sociais de vídeos mais antigos, nos quais o árbitro aparece criticando e insultando o ex-técnico do Liverpool Jürgen Klopp em uma conversa particular.
A associação inglesa de árbitros profissionais (PGMOL) suspendeu Coote e a federação inglesa de futebol (FA) também abriu uma investigação.
"Estamos cientes das acusações e as levamos muito a sério. David Coote continua suspenso enquanto espera uma investigação completa", declarou um porta-voz da PGMOL na quarta-feira, em reação às imagens supostamente capturadas durante a Euro 2024.
"O bem-estar de David [Coote] continua sendo de alta importância para nós e nos comprometemos a oferecer o apoio necessário durante este período", acrescentou a mesma fonte.
Na Eurocopa, Coote atuou como árbitro de vídeo.
* AFP